A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou, nesta terça-feira, o primeiro caso de Covid-19 em um detento da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Trata-se de um homem de 37 anos, que cumpre pena no Módulo 2 da instituição. Ele foi colocado em isolamento em uma cela específica.
Homem é agredido com golpes de facão no Passo das Tropas
Segundo o delegado substituto da 2ª Região da Susepe, Sérgio Dalcol, o preso apresentou os sintomas leves da doença (dor de cabeça e febre) há exatamente uma semana e foi imediatamente submetido à testagem. O resultado positivo para a Covid-19 saiu na última quinta-feira.
- O quadro dele é bastante tranquilo. Ele permanece isolado. Estávamos preparados para isso. É o primeiro caso confirmado que registramos nas 12 instituições administradas pela nossa regional - disse o delegado substituto.
Segundo ele, outros 25 detentos que cumprem pena no Módulo 2 também apresentaram sintomas levas da doença e foram testados. O resultado de 21 testes feitos saiu na manhã desta terça e todos deram negativos. O resultado dos últimos quatro exames deve sair nos próximos dias.
O delegado substituto também informou que não há nenhum agente penitenciário na Pesm com sintomas da doença e que todas as medidas de segurança preconizadas nos protocolos da Susepe estão sendo observados.
Baile Funk é dispersado após atuação de força-tarefa no Bairro Itararé
- No caso do Módulo 2, restringimos a circulação dos presos ao pátio e à enfermaria. As visitas seguem suspensas devido à bandeira vermelha. Vamos aguardar os resultados dos exames que ainda não chegaram. Mas havendo mais confirmações, estamos preparados - explicou Sérgio Dalcol.
Nesta terça-feira, segundo a Susepe, a Pesm apresenta lotação de 840 presos. A penitenciária tem capacidade para abrigar 766 detentos.